O que faz do América um dos melhores bairros para se morar em Joinville?

Conhecida como uma das melhores cidades para se viver no Brasil, Joinville é repleta de regiões boas para se morar. Entre elas, se destaca o Bairro América, uma jóia vista por toda a cidade como uma das principais regiões da cidade.  

Repleta de atrações e de serviços públicos e privados, o bairro de 12 mil habitantes está sempre na vanguarda quando o assunto é desenvolvimento. Conheça um pouquinho do que torna o América um dos melhores bairros para se morar em Joinville. 

Onde tudo começou 

 

“(…) Às margens do Rio Cachoeira, um dia o audaz pioneiro plantou do trabalho a bandeira e se deu, corpo e alma, ao torrão brasileiro…” 

 

Esse é um trecho do hino oficial da cidade de Joinville, que narra, especificamente, a chegada dos colonizadores na cidade. Todo o canto leste do bairro América é contornado pela principal avenida joinvilense: a Beira Rio 

Nessa área, um pouco mais ao sul, foi o principal ponto de colonização da cidade. Nos longínquos anos 1851, chegaram os primeiros imigrantes, vindos da Alemanha, Suíça e Noruega, a bordo da Barca Colon. 

 

VEJA TAMBÉM: 5 AMBIENTES COLETIVOS QUE TODO EDIFÍCIO DEVE TER

 

Essa história é muito representativa pois explicar porquê o bairro América é mais desenvolvido que outras regiões da cidade: pois foi ali onde tudo começou. 

É quase centro (e isso é muito bom) 

Em Joinville, é melhor morar quase no Centro do que diretamente na região central. Apesar de possuir diversas opções de serviços, o Centro recebe uma circulação de pessoas muito grande, o que faz com que não seja uma área tão tranquila para se morar.  

A tranquilidade em conjunto com a facilidade de acesso é um dos grandes trunfos do América, bairro que faz divisa com a região central. Para se ter uma ideia, sua rua mais distante fica há apenas 3 km do Centro 

Ou seja, “é logo ali”, como dizem os joinvilenses.

 

Centroeventos Cau Hansen
Centreventos Cau Hansen, espaço cultural e artístico, à beira do rio Cachoeira, que abriga a Escola do Balé Bolshoi no Brasil

 

Serviços públicos de vários tipos 

Sabe-se que os moradores deste bairro foram os primeiros beneficiados com a instalação da energia elétrica, em meados de 1918. Com isso, a região se desenvolveu mais rapidamente que as demais da cidade, atraindo indústrias e comércios e estabelecendo-se como uma área de prosperidade em Joinville.  

Hoje, a região conta com diversos serviços que resolvem os mais variados problemas da população, como o DETRAN, a Caixa Econômica, os Correios, além de escolas municipaisjardins de infância e serviços de saúde

 

VEJA TAMBÉM: POR QUE A COMPRA DIRETA É UMA OPÇÃO MAIS RÁPIDA E VANTAJOSA PARA A COMPRA DE UM IMÓVEL

 

Entre eles, estão disponíveis em poucos minutos o Hospital Materno Infantil Dr. Jeser Amarante Faria; o Centro Hospitalar UNIMED; o CAPS III – Centro de Atenção Psicossocial e o Hospital Dona Helena, grande referência na região.  

Compras e lazer para todos os gostos 

Atrações públicas, como praças e parques, estão a disposição dos moradores do América. Entre elas, a antiga fábrica da cervejaria Antarctica, que nos dias atuais é utilizada como uma cidadela cultural; o Parque das Águas, ao lado da cidadela, e o MAJ – Museu de Arte de Joinville, que oferece belas áreas verdes para se fazer um picnic com os amigos. 

Museu de Arte de Joinville, localizado no bairro América
Museu de Arte de Joinville, mais de 700 obras de artistas nacionais.

 

Mas quando se trata de compras e lazer o América vai além. Para descontrair após um dia de trabalho, o Parque Opa Bier, o El Patrón e o Albergue são opções super bem recomendadas.  

Pensando em degustar pratos de alta gastronomia? Restaurantes conceituados na cidade, como a Baggio Pizzeria, Poial Tropeiro e Adega Don Maximiliano estão a poucos minutos. 

Quer fazer as compras do mês ou redecorar o apartamento? Os hipermercados BIG, Giassi, Angeloni e Condor estão no mesmo caminho das lojas Casas da Água, Breithaupt e Balaroti. 

Ah, e é claro que também existem ótimas opções para manter a saúde em dia, como as Academias Summit, Smart Fit e o tradicional Clube América, local que merece um capítulo à parte por aqui. 

O América Futebol Clube 

Não há como falar do bairro América sem falar do Clube América. O bairro, inclusive, ganhou esse nome justamente em função do clube, em 1980. Mas a história do América é muito mais tradicional.  

Fundado em 14 de julho de 1914, o América é um clube social da cidade que, além de participar de torneios de futebol – tendo sido 5 vezes campeão catarinenseinclusive -, possui um excelente clube social, que proporciona um ambiente de convívio social para famílias e amigos, por meio de atividades de entretenimento, lazer e práticas esportivas para melhorar a qualidade de vidas dos associados.  

Visitantes ilustres 

Pouca gente sabe mas a casa do Balé Bolshoi em Joinville, o Centreventos Cau Hansen, fica no bairro América. Localizado na região sudeste do bairro, o local recebe anualmente o maior Festival de Dança do Mundo, o Festival de Joinville 

Além disso, o Centreventos é palco de diversas outras atrações, desde jogos esportivos, shows nacionais e eventos particulares. Ao lado do Centreventos fica também o Expocentro Edmundo Dobrawa, um dos grandes multiuso para eventos e feiras na região. 

O Bairro América, com tudo isso, representa uma excelente opção para quem quer morar perto de tudo sem deixar de lado a tranquilidade. Suas ruas residenciais são tranquilas e oferecem o acesso fácil aos serviços essenciais para oferecer uma ótima qualidade de vida ao morador. 

Com certeza, é um local incrível para morar, investir e ser feliz em Joinville. 

Veja Mais

Fechar
WhatsApp chat